Tomada de Consciência

 

A maior parte das pessoas, ainda que não o saiba, está a dormir. Nascem a dormir, vivem a dormir, casam-se a dormir, criam filhos a dormir, morrem a dormir sem nunca chegarem a despertar.

Nunca chegam a aperceber-se do encanto e da beleza desta coisa a que chamamos existência humana.

Anthony de Mello em “Awareness”

DESPERTE!

.

Todos queremos ser felizes, não queremos? Todos queremos ter uma existência significativa. Todos queremos sentir-nos ligados a alguém, a alguma coisa. Todos queremos partilhar as nossas vidas com os nossos entes queridos. Queremos viver as nossas vidas com a liberdade para fazer o que queremos.

A dada altura no passado, você foi posto nesta terra. Nasceu. A dada altura no futuro, vai ser tirado desta terra. Vai morrer.

O tique-taque do relógio não pára. Cada momento que passa, já não o pode ter de volta. Você tem um determinado tempo nesta vida que está a viver. Esta vida vai conter muitos momentos de triunfo e deleite, tristeza e desespero. Vai levá-lo a tempos de escuridão e dias radiosos. Vai defrontá-lo com oportunidades e problemas. Esta é a sua vida.

Vai encontrar algumas personagens ao longo do caminho. Estas personagens estarão à sua volta em diferentes alturas. Haverá aqueles que o amam, aqueles que gostam de si, aqueles que não gostam de si e aqueles para os quais você é indiferente. Às vezes vão tratá-lo bem e às vezes vão tratá-lo mal. Às vezes vão entrar na sua vida e às vezes vão sair. Às vezes serão o objecto de um amor incontrolável e eterno e às vezes a fonte de um desgosto devastador e cruel. Esta é a sua vida.

Vai viver muitos acontecimentos durante o seu tempo aqui. Alguns serão bons, outros serão maus.  Todos o vão ensinar. Vai aprender muitas coisas. Algumas serão úteis para si, outras não. Vai-se esquecer de muitas coisas. Algumas serão importantes, outras não. Às vezes vai falhar. Às vezes vai ser bem sucedido. Algumas pessoas nascerão afortunadas, outras não. Terá momentos de esperança e felicidade e momentos de desapontamento e devastação. Esta é a sua vida.

Estas são as verdades inevitáveis da vida. Enquanto viver neste planeta, você tem uma escolha importante a fazer. Esta escolha resume-se simplesmente a isto: como é que quer viver?

Algumas pessoas vivem livres; outras não.

Para mim, viver livre significa viver feliz, ser bem sucedido, relacionar-se maravilhosamente com os outros e fazer uma diferença efectiva no mundo.

Para mim, ser feliz tem a ver com criar regularmente em nós próprios bons sentimentos, de forma a podermos gozar mais o que fazemos e pensar de forma mais positiva e útil.

Para mim, ser bem sucedido tem a ver com alcançar quaisquer que sejam os objectivos que estabelecemos para nós próprios, sejam eles materiais ou espirituais, ou simplesmente viver uma vida melhor.

Para mim, relacionar-se maravilhosamente com os outros tem a ver com criar relacionamentos e amizades com os que nos rodeiam e ajudá-los a serem também felizes e bem sucedidos.

Para mim, fazer uma diferença efectiva no mundo tem a ver com criar, desenvolver, melhorar ou refinar algo que afecte o mundo de forma positiva.

.

Como é que quer viver?

Quer mudar o mundo? Que tal começar por si próprio? Que tal transformar-se a si primeiro? Mas como se consegue isso? Através da observação. Através da compreensão. Sem interferência ou julgamentos da sua parte. Porque aquilo que julga, não consegue compreender.

Tem que haver uma atitude de abertura, de vontade de descobrir algo de novo.

Deixe de lado todos os julgamentos e observe, veja. Fará grandes descobertas. Estas descobertas vão mudá-lo. Não terá de fazer qualquer esforço para isso, acredite.

Tome consciência do que está a dizer, tome consciência do que está a fazer, tome consciência do que está a pensar, tome consciência de como está a agir. Tome consciência de onde está a vir, de quais as suas motivações. Uma vida sem consciência não vale a pena ser vivida.

Lembre-se: aquilo de que tiver consciência, está sob o seu controle; aquilo de que não tem consciência, controla-o a si. Você é sempre escravo daquilo de que não tem consciência. Quando está consciente de algo, está livre disso. Isso está lá, mas não o afecta. Não o controla; não o escraviza. Essa é a diferença.

.

Não se assuste. Em breve irá reparar que à medida que conscientemente se esforça para se tornar na pessoa que nasceu para ser, a vida torna-se mais fácil. Bem, de facto é mais correcto dizer que a vida continua a ser tão difícil quanto era antes, mas a sua capacidade para lidar com ela é que vai crescendo ao ponto de lhe parecer mais fácil. Você é mais forte, pelo que o peso lhe parece mais leve.


Para o ajudar a “arrancar”, uma das primeiras coisas que vamos fazer é dar uma vista de olhos no seu Mapa de Vida (incluído no pacote de Boas Vindas). E vamos seguindo a sua evolução ao longo do tempo.