o teu amor é mesmo incondicional?

 

Um dos meus professores na Supercoach Academy que também se tornou meu mentor é o Dr. Greg Baer. Ele ensina sobre o amor real ou o verdadeiro amor incondicional e define-o desta forma:

“Amor Real é querer incondicionalmente a felicidade de outra pessoa”, sem qualquer pensamento sobre o que poderíamos obter para nós mesmos em troca.

Muitas vezes oiço as pessoas dizerem que amam incondicionalmente os seus filhos, ou o seu parceiro. Às vezes, até dizem que dariam a sua vida por eles! Mas isso será realmente verdade?

Dá uma boa olhadela ao teu próprio comportamento. Pensa em como te relacionas com o teu cônjuge, o teu companheiro, os teus filhos, os teus irmãos, os teus amigos ou até mesmo colegas de trabalho.

Será que os aceitas exatamente como são e contribuis para a sua felicidade o melhor que podes? Importas-te realmente com o que sentem? Ou gostas de como eles te fazem sentir?

Observa se alguma vez:

- Te apanhaste a dizer uma mentira (mesmo uma pequenina e inocente) apenas para que a pessoa à tua frente não pensasse menos de ti, para cobrir um erro, para evitar decepções – isto é MENTIR.

- Reagiste com raiva, fazendo com que outras pessoas se sentissem culpadas, criticando-as, desaprovando-as, intimidando-as fisicamente, utilizando uma posição de autoridade – isto é ATACAR.

- Convenceste pessoas de que foste ferido ou tratado injustamente, para obter a sua simpatia, atenção e apoio: “Como pôde fazer isto comigo?”; “Como pode não fazer isto por mim?”; “Não é culpa minha” – isto é FAZER DE VÍTIMA.

- Afastaste-te de uma situação dolorosa, escondendo-te, evitando as pessoas, abandonando relações, sendo tímido, procurando refúgio em drogas ou álcool – isto é FUGIR.

- Lisongeaste as pessoas que fizeram algo por ti, sendo excessivamente grato, comprando o amor das pessoas com presentes – isto é AGARRAR.

Estes são todos os diferentes tipos de obtenção de comportamentos e protecção que usamos normalmente para preencher o nosso vazio e os nossos medos. E usamo-los porque eles costumam produzir um efeito imediato. O problema é que a satisfação que temos é apenas temporária e vai acabar afectando os nossos relacionamentos a longo prazo. Isto não é amor incondicional.

Não gostarias de realmente amar e ser amado incondicionalmente?

Leave a comment